Prática do Yoga: benefícios duradouros para a mente e o corpo.

Mente e corpo em perfeita sintonia. A prática do Yoga garante este equilíbrio e muitos outros benefícios para a saúde. É uma atividade que pode ser praticada por qualquer pessoa. Para saber um pouco mais sobre os benefícios do Yoga, confira as dicas da professora Graça Pizano.

Pra começar, você poderia explicar o que é Yoga.

Yoga é uma palavra de origem sânscrita, uma língua da Índia, que etimologicamente significa união. União do corpo, da mente e do espírito. Em geral, quando se fala em Yoga, as pessoas têm em mente imagens de posições impossíveis de se realizar. Mas essa não é a essência da prática. A prática permite que cada um, aos poucos, aproxime-se do seu verdadeiro eu. Ela harmoniza nossa vida. É viver melhor. É o maior investimento para a sua saúde e sua realização.

Existem várias modalidades de Yoga? Quais?

Sim. A prática do Yoga é muito antiga. Algumas tradições praticamente não existem no ocidente, ou são praticadas por grupos muito pequenos. As principais tradições praticadas no ocidente são: Hatha, Asthanga, Iyengar, Kundalini, Kriya, Bhakti. Nenhuma linha é melhor ou pior do que a outra. O importante é escolher uma que combine com o seu perfil e os seus objetivos. Como um sistema completo, traz benefícios de ordem física, mental, emocional e espiritual.

Quais são os benefícios do Yoga para os adeptos desta prática?

São vários.

Físico: aumento da capacidade respiratória, fortalecimento do sistema imunológico, ritmo respiratório mais lento, maior relaxamento muscular, eliminação do estresse físico, equilíbrio do sistema glandular, sono profundo e restaurador entre outros benefícios.

Emocional: equilíbrio das emoções e sentimentos.

Mental: maior concentração, autoestima, autoconfiança, relaxamento mental, autoconhecimento.

Espiritual: paz interior.

O Yoga purifica e desintoxica o corpo preparando-o para conquistas superiores.

É uma prática que faz bem para o corpo e para a alma?

Sim. O Yoga é a saúde mental passando pela saúde física. Através do Yoga podemos obter recursos para sentirmos paz, harmonia e equilíbrio interior.

Existe alguma vantagem do Yoga sobre outras modalidades de exercícios físicos?

Antônio Blay, em seu livro Fundamento e Técnica do Hatha Yoga, compara os benefícios do Hatha Yoga com a ginástica: “O objetivo da ginástica é a saúde física. O do Yoga é a saúde mental, passando pela saúde física. Do ponto de vista energético, a ginástica ocidental é um adestramento ordenado de gasto. O Yoga cria e armazena novas energias. A ginástica se baseia na ação e no esforço. O Yoga, no repouso e na inteligência. A ginástica ocidental é um treino sistemático do aparelho locomotor. O Hatha Yoga, além de atuar sobre o aparelho locomotor, age de maneira direta sobre o sistema endócrino, estimula a conexão do sistema nervoso central com o sistema nervoso vegetativo, produzindo, com isso, uma ação profunda e geral sobre o organismo.” [p.42]. O Yoga cria uma ordem dentro de você, um eixo de equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual. Tudo isso em harmonia.

Poderia listar os principais resultados da prática do Yoga?

– Estimula e normaliza os vários processos biológicos da vida;

– Traz tranquilidade mental e paz interior;

– Normaliza a homeostase ou estabilidade hormonal das glândulas endócrinas;.

– Sintetiza efetivamente a atividade do sistema nervoso autônomo, equilibrando a atividade do simpático e do parassimpático;

– Desperta as forças latentes nos Centros Vitais;

– Purifica e desintoxica o corpo, preparando-o para conquistas superiores;

– Aperfeiçoa a função respiratória e o equilíbrio mental e hormonal através dos pránáyámas (exercícios de respiração), que têm um papel preponderante nestes resultados.

É verdade que o corpo do praticante do Yoga fica mais bonito?

Ao produzir um equilíbrio em todas as funções do ser humano, a prática do Yoga conserva o corpo em perfeita saúde e a mente em profundo equilíbrio, proporcionando assim uma vida longa e saudável. Esta tranquilidade e harmonia interiores refletem no físico, pois a prática do Yoga vai acontecendo dentro de você. E, apesar de não ser o objetivo do Yoga, a prática também pode ajudar a emagrecer.

Por ser uma atividade de baixo impacto qualquer pessoa pode praticar Yoga ou existe alguma restrição?

Sim, qualquer pessoa pode praticar. O Yoga é para todos, em qualquer idade. Porém, se praticado de forma errada pode provocar algum tipo de lesão. Os exercícios devem ser adaptados de acordo com a idade do praticante.

E a meditação? Fale um pouco sobre o significado da meditação.

A meditação reconecta o homem consigo mesmo, fortalece a energia psíquica, aumenta a percepção sobre si mesmo e sobre o mundo ao redor.

A prática do Yoga exige um local específico?

Não. Pode-se praticar Yoga em qualquer lugar.

E é possível meditar em qualquer lugar ou esta prática pede um espaço diferenciado?

Em qualquer lugar é possível praticar a meditação. Meditar é estar presente em tudo que você faz em todo momento. Mas é importante também escolher um momento de sossego e um lugar tranquilo, em contato com a natureza, ouvindo uma música suave ou estar quieto e presente em si mesmo, na sua respiração.

O Yoga auxilia na recuperação de alguma doença?

Sim. A Yoga Terapia é constituída de práticas individuais, instruídas mediante anamnese para quem tem algum problema de saúde. Assim, o Yoga atua como terapia auxiliar a qualquer tratamento médico ou ayurvédico. Alguns casos: depressão, problemas posturais, menopausa, hipertensão, stress.

Quais os benefícios doYoga para as grávidas?

Os benefícios desta prática vão além dos corporais, considerando que o corpo da gestante se modifica dia-a-dia, que o eixo corporal se altera, há maior volume de líquidos circulando, os aparelhos digestivo e respiratório também são comprimidos. É essencial que ela busque tomar conta de si mesma de forma positiva e amorosa. O Yoga proporciona à mulher grávida um bem estar não só físico como também psíquico e energético, desenvolvendo nela a capacidade de transcender às dificuldades, aproveitando-as como aprendizados.

É verdade que esta prática auxilia também na qualidade de vida das mulheres que estão na menopausa? De que forma?

Sim. A prática do Yoga Hormonal, por sua dinâmica, apresenta resultados rápidos na regulação das secreções glandulares, diminuindo também os sintomas da menopausa. Em outras palavras, a finalidade do Yoga Hormonal é corrigir a disfunção na produção de hormônios bem como os sintomas da menopausa. Utilizando técnicas tradicionais do Hatha Yoga como ásanas, pránáyámas, mudrás e bandhas, as glândulas e plexos são massageados, prolongando a liberação hormonal de forma equilibrada.

Muitas pessoas dizem que após iniciar a prática do Yoga reduzem o consumo ou param definitivamente de consumir carne vermelha. Afirmam que é um processo automático, sem qualquer pressão. Isso efetivamente acontece?

Sim. Tudo de bom acontece. Como a pessoa começa a se conhecer e a controlar os sentimentos, a comida acaba sendo apenas um coadjuvante na vida. Acontece “uma limpeza gradual e sustentada, com utensílios mais sutis, permitindo conservar aquilo que é benéfico e descartar aquilo que já não nos serve”. [ Yoga. Pro.br.]

Quais são os cuidados que devemos ter na hora de procurar uma academia ou um profissional para a prática do Yoga?

Lembre-se sempre de que você é o principal responsável pela integridade e pela saúde do seu corpo. É importante que você faça exames médicos e uma avaliação postural fisioterápica antes de iniciar a prática. Evite praticar qualquer uma de suas diversas modalidades sem a supervisão de um instrutor competente. Yoga é uma ciência, logo, ela diz: “experimente”, assim como a ciência. Só assim você pode conhecer os efeitos da prática do Yoga sobre si mesmo. Mas é preciso ter “constância na intensidade da vontade”.

Fotos: Pedro Pizano

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    Graça Pizano é professora de Yoga, formada pelo Núcleo Terapêutico Padma